CARREGANDO...

Torneio de robótica FIRST LEGO League movimenta estudantes do Brasil e Paraguai

Estudantes de Ciudad Del Este, no Paraguai, se uniram a alunos brasileiros de Foz do Iguaçu, Cascavel, Marechal Cândido Rondon e Toledo para um torneio de robótica First LEGO League, voltada para jovens de 09 a 16 anos, no 16º Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware).

Promovido pelo Colégio Sesi Internacional de Foz do Iguaçu, no espaço LatinoEdu, a iniciativa foi desenvolvida com algumas diferenças da competição internacional. Neste caso, a ideia era compartilhar experiências e superar os desafios propostos, conforme explicou o professor do Sesi, Reinaldo Rodrigues.


A batalha de robôs aconteceu sobre uma arena em formato de mesa contendo um cenário repleto de obstáculos, na qual as equipes precisavam cumprir uma série de tarefas. Ao redor, os espectadores e demais times formavam uma grande torcida que incentivava e vibrava a cada missão cumprida.

De acordo com Reinaldo, ao abordar a temática da robótica em sala de aula é possível “desenvolver o raciocínio lógico e aprender sobre programação, que faz parte de vários aspectos da vida moderna”.

Além dos conceitos de matemática, física e robótica, outros componentes são imprescindíveis para o First LEGO League: os core values, ou seja, valores como a cooperação, a ajuda mútua e a competição amigável. 

Já o diretor do projeto “Piensa”, do Paraguai, Osmar Quiñonez, acredita que a iniciativa é uma boa oportunidade para que esse tipo de evento “seja mais conhecido e consiga se integrar ao movimento da educação técnica, da robótica, da programação e da matemática que estão acontecendo na região trinacional”.

Ao todo, 22 competidores paraguaios compareceram ao torneio, divididos em duas equipes.

Assista o vídeo do torneio:

Patrocínio:

Apoio:

Correr para o topo