CARREGANDO...

Empreendedores precisam ter foco no problema, não na solução, afirma o estrategista de inovação Mauro Carrusca

“A inovação só tem sentido se resolver um problema real da sociedade”, pontua o estrategista de inovação, conselheiro, sócio e founder da Ker Innovation, Mauro Carrusca. Em sua palestra na 16ª edição do Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware), ele falou sobre os desafios e oportunidades da inovação no Brasil.

Esta é a quinta vez que Carrusca vem ao Latinoware. Negócios e inovações estão entre os diversos temas que estão sendo abordados no evento, que iniciou na quarta-feira (27) com uma programação com mais de 300 atividades.

O estrategista em inovação conta que começou a exercer uma postura empreendedora já na sua formação como engenheiro eletrônico, quando diz ter ficado ao lado dos “bons” para aprender. Como profissional, logo cedo também assumiu desafios de pensar diferente. “Por que fazer o que já existe?”, foi o que pensou quando precisou fabricar um computador para concorrer com outro já existente no mercado.

Há 26 anos, ele atua no auxílio a pequenas, médias e grandes empresas a adotar esse mesmo pensamento. Na palestra, ele apresentou dados sobre a atual situação do Brasil em inovação: conforme o Índice Global de Inovação, principal ranking internacional do setor, estamos na 66ª posição, entre 129 países. Em oito anos, caímos 19 posições.

Segundo Carrusca, o baixo índice de inovação influi na competitividade brasileira. Para ele, entre os motivos do País estar nessa posição estão o alto custo, a burocratização e a baixa formação profissional em áreas como ciência, tecnologia e engenharias. “Nós precisamos de empreendedorismo, de pessoas dispostas a levar nosso País para frente”.

Entre as oportunidades próximas ele destacou a tecnologia 5G, que vai permitir, por exemplo, o funcionamento de carros autônomos, robôs, Inteligência Artificial e holografia. De acordo com Carrusca, para aproveitar essas possibilidades “temos que pensar cada vez mais em como fazer algo que realmente faça a diferença”.

Um dos conselhos do estrategista de inovação para os empreendedores é: “foque o problema, e não a solução”. “Quem sabe aqui do Latinoware saem novas empresas que vão os unicórnios de amanhã”.

Patrocínio:

Apoio:

Correr para o topo