CARREGANDO...

Latinoware 2019 está com inscrições abertas

Programação do evento conta com mais de 100 atividades, entre palestras, minicursos, workshops e mesas redondas, além de um espaço para exposição.

Entre 27 e 29 de novembro, Foz do Iguaçu vai sediar a 16ª edição do Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware). As inscrições antecipadas podem ser realizadas pelo site www.latinoware.org ao custo de R$ 60. Depois do dia 10 de novembro, o valor aumenta para R$ 80.

A intensa programação do congresso – promovido pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e pela Itaipu Binacional – deve contar com mais de 100 atividades, entre palestras, minicursos, workshops e mesas-redondas, além de um espaço para exposição. Entre os temas abordados durante o evento estão educação, segurança cibernética, hardware livre, iniciação científica e negócios, entre outros.

A pluralidade é uma das principais características do evento, conforme destaca Marcos Dellazari, integrante da comissão organizadora. “O Latinoware é de todos e para todos. Teremos atrações para os mais experientes e para quem está entrando no mundo da tecnologia. Estaremos discutindo temas atuais, trocando experiências e compartilhando conhecimento. Tudo isso para criar uma atmosfera de inspiração, entusiasmo e inovação”.

Uma das novidades desta edição é a trilha acadêmica LatinScience, um espaço criado para para reunir pesquisadores e estudantes que têm o software livre e tecnologias abertas como objeto de investigação e produto de desenvolvimento, além de apresentação de trabalhos científicos.

Ao todo, mais de 70 trabalhos submetidos por acadêmicos e professores de todo o Brasil. Os mais bem avaliados serão apresentados após serem avaliados por um comitê técnico-científico formado por membros da própria comunidade do Latinoware. “Tivemos a preocupação em fazer um espaço acadêmico sem perder a identidade do evento. Conseguimos um amplo corpo técnico com representantes de mais de 30 instituições de todo o Brasil”, destacou Claudio Marquetto, professor de Ciência da Computação da Unioeste, que ao lado de Fabiane Peres, é responsável pela coordenação da trilha.

Em 2018, o Latinoware reuniu quase 4 mil participantes, entre especialistas, profissionais e estudantes, de nove países: Brasil, Argentina, Paraguai, Colômbia, Venezuela, Peru, Cuba, Estados Unidos e Dinamarca.

Submissão de Palestras

Ainda é possível participar do Latinoware 2019 como palestrante. A comissão organizadora do evento está recebendo inscrições até o dia 8 de novembro no link https://2019.latinoware.org/2019/10/08/submissao-de-palestras/. Os autores das três melhores propostas serão patrocinados com passagem, hospedagem e alimentação durante o congresso.

Os macrotemas discutidos esse ano serão: Latinoware Negócios; LatinowareEDU, voltado para ações educacionais e iniciação científica; Agenda Latin.Sec, espaço dedicado à segurança cibernética; Fórum Latinoamericano de Hardware Livre; Kernel; DevOps / Linguagens; Comunidades; SysAdmin; Design / Multimídia; e Tópicos Especiais.

Patrocínio:

Apoio:

Correr para o topo